quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Desafios para o PT: as lutas por emancipação não podem ser recusadas em nome da estabilidade.

Marilena Chauí, numa importante reflexão sobre nossa prática política afirma que precisamos desenvolver uma cultura política que não dissimule a divisão social das classes e a luta de classes.
As instituições devem estar abertas aos conflitos, considerando-os legítimos e necessários.
As lutas por emancipação não podem ser recusadas em nome da estabilidade. Não podemos impedir a liberdade política e nem a dissimulação da realidade.

8 comentários:

  1. Meu Líder,
    Falando em igualdade e emancipação seria bom divulgar:


    O INSTITUTO CULTURAL STEVE BIKO

    EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO PRÉ-VESTIBULAR 2011

    O INSTITUTO CULTURAL STEVE BIKO (ICSB), abre inscrições para o processo seletivo do curso pré-vestibular 2011. O objetivo é proporcionar aos afro-descendentes possibilidades de igualdade de condições para concorrer às provas dos vestibulares, bem como promover a ascensão social da comunidade negra por meio da educação e do resgate de seus valores ancestrais, contribuindo assim para a redução das desigualdades raciais em nosso país.

    O ICSB torna pública a abertura de inscrição para o pré-vestibular 2011 destinado aos candidatos que concluíram ou que estejam cursando o último ano do Ensino Médio ou equivalente.

    I – INSCRIÇÕES
    1.1 – Estão abertas as inscrições para selecionar os candidatos que comporão a turma do Curso Pré-Vestibular 2011.
    1.2 – As inscrições serão feitas na sede do Instituto Cultural Steve Biko sito à Rua do Paço, 04 - Largo do Carmo/Pelourinho de segunda a sexta-feira das 14:00 às 18:00hs no período de 11 a 28 de janeiro de 2011.
    1.3 – TAXAS
    Valor da inscrição (entrevista + prova):
    R$ 25,00 (vinte e cinco reais).

    Mais informações
    Tel/Fax (71) 3241-8708
    www.stevebiko.org.br

    J. Aurélio

    ResponderExcluir
  2. Belo texto com verdades comprovadas.Concordo plenamente que não podemos dissimular a divisão de classes sociais, mas começo a pensar com os meu botões que não existe luta de classes no Brasil.Existe sim, lutas por ascensão às clasees superiores.
    Deusvaldo-Campo Alegre

    ResponderExcluir
  3. O Brasil é uma sociedade complexa. Existe a nossa luta organizada do PT, da CUT dos diversos movimentos sociais. Existe também as inumeras lutas com organizações pontuais por melhores condições de vida e trabalho. Entendo que esta é a luta de classes.
    Não é a toa que nosso partido e nossos líderes são tão discrimindos pela mídia conservadora e classista (da elite capitalista, é claro)

    ResponderExcluir
  4. Se luta de classes for luta para superação da exploração, da opressão e da exclusão, aí concordo.
    Discordo no sentido de que luta de classes seja uma luta em que uma classe subalterna precisa destruir a classe superior ou ocupar o seu lugar.
    Deusvaldo-Campo Alegre de Lourdes

    ResponderExcluir
  5. O conceito de luta de classes é assim definido pela Wikipedia: Origens segundo o marxismo
    Segundo Karl Marx e vários outros pensadores como Ricardo e Proudhon, a luta de classes seria a força motriz por trás das grandes revoluções na história. Ela teria começado com a criação da propriedade privada dos meios de produção. A partir daí, a sociedade passou a ser dividida entre proprietários (burguesia) e trabalhadores (proletariado), ou seja, possuidores dos meios de produção e possuidores unicamente de sua força de trabalho.
    É neste sentido que o termo esta sendo usado neste texto.

    ResponderExcluir
  6. Pois é exatamente neste sentido que quero dizer que aqui no Brasil não tem luta de classes.Veja nós temos 5 classes(A,B,C,D e E) o que não bate com a dicotomia burguesia-proletariado.Existem lutas para superação do trio:exploração, opressão e exclusão.
    Deusvaldo -Campo Alegre de Lourdes

    ResponderExcluir
  7. De fsto a sociedade brasileira, como todas as sociedades modernas, é bem mais complexa que a simples divisão classica de burguesia e proletariado. Mas o que o texto quer tratar é que não se pode escamotear a luta contra a desigualdade em nome da estabilidade.

    ResponderExcluir
  8. Escamotear as desigualdades jamais seja em nome da estabilidade ou de qualquer outro bode expiatorio.Mas quero completar que estas desigualdades não são somente de ordem economica.
    Deusvaldo-Campo Alegre de Lourdes

    ResponderExcluir