segunda-feira, 18 de abril de 2011

A água, um bem mal cuidado no Brasil.

         A água no Brasi[1]l sofre em grande parte do mesmo drama de outras riquezas: como o Brasil tem muitas, a tendência é o desperdício.
         A água é meio de transporte (inclusive muito subitilizado em várias regiões do país), eixo vital para a agricultura que consome cerca de 70% do total, fonte de energia hidroelétrica, fonte de proteinas através da pesca, insumo essencial para um conjunto de setores industriais, fator importante de lazer em particular para as cidades, atrativo turístico, além, evidentemente, do consumo das pessoas.
         No conjunto, vender água rende, mas fazer esgoto e tratamento não aparece. Gera-se assim um grande problema, no caso do Brasil, não de abastecimento, e sim de destino final. Para os que usam a água, livrar-se dela é mais barato.
         Água contaminada dentro da empresa pode ser tratada com baixos custos. Uma vez diluida nos rios, a poluição se generaliza, e a recuperação é incomparavelmente mais cara.
         Os cerca de 60 mil toneladas de fezes que produzimos diariamente, têm na maioria o mesmo destino, espalhando bactérias, e multiplicando os custos.
         A excessiva quimização agrícola com irrigação intensiva contamina tanto os lençóis freáticos como os rios e as orlas marítimas.
         A gestão da água envolve dinâmicas inovadoras de gestão, como os comités de bacia, e sobretudo uma mudança no tratamento de um bem essencial que está sendo maltratado.
         Muitas das medidas passam por iniciativas de nível tipicamente municipal, mas os impactos são regionais, e a governança articulada entre esferas de governo torna-se importante.
         O saneamento básico e o uso racional da água em geral constituem hoje sem dúvida um dos eixos estratégicos da agenda. O impacto positivo para o meio ambiente é central, mas é também econômico, social e cultural.


[1] Ladislau Dowbor – Brasil: um outro patamar de desenvolvimento - Visualizado no dia 15/01/2011 na seguinte URL: http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16826

Nenhum comentário:

Postar um comentário