Existe ainda muita dificuldade de entender o país como uma realidade complexa e dinâmica.
É preciso avançar na formulação de um projeto nacional, é necessário analisar o desenvolvimento de forma integrada, nas dimensões política, econômica, social, ambiental e internacional, entre outras.
É preciso também definir um conjunto de princípios éticos como ponto de partida, com a articulação cooperativa de União, Estados e municípios, assim como a mobilização participativa de toda a sociedade e suas organizações, sobretudo os movimentos sociais.
Um plano dessa envergadura, a ser liderado pelo Estado, exige uma burocracia forte e atuante.
Desculpe, mas não entendi o que é burocracia forte e atuante citada no ultimo paragrafo.
ResponderExcluirDeusvaldo
Segundo a Wikipedia, em sociologia das organizações, burocracia é uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais.
ResponderExcluirPopularmente, o termo é também usado com sentido pejorativo, significando uma administração com muitas divisões, regras, controles e procedimentos redundantes e desnecessários ao funcionamento do sistema.
Optei por usar o termo no sentido sociológico para dizer que ao contrario do que pregam os neoliberais, precisamos de um estado com funcionarios públicos bem treinados e a serviço da sociedade e dos cidadãos. Acho que não é bom mesmo usar o termo burocracia. Pois pode causar confusão.