quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Um aprendizado que une razão e emoção, e a criatividade convive com o prazer do conhecimento.

O Brasil de Anísio Teixeira e Paulo Freire, entre tantos outros renomados educadores, tem que revolucionar o sistema educacional como um dos principais espaços de valorização das pessoas.
Hoje é unanimidade nacional a necessidade de maior investimento na educação. Porém este investimento deve acontecer a partir de uma gestão moderna e eficiente do sistema educacional, superando o corporativismo e promovendo a gestão do sistema em todos os seus aspectos:
 A partir da mudança da metodologia do ensino, hoje exclusivamente racional, para um processo vitalizado de emoções, do prazer, do lúdico e da vivência existencial; do atendimento às necessidades de aprendizagem dos alunos; da capacitação e valorização contínua dos profissionais da educação como educadores; da integração da escola com a comunidade; do desenvolvimento seguro da escola como organização pública de qualidade que implementa a melhoria contínua em todos os seus processos e atividades.

2 comentários:

  1. Professor, o senhor não acha que falta uma maior fiscalização da SEC-BA em relação a isso que discutiu no texto, não? Ou seja, verificar quais metodologias de ensino estão sendo aplicadas nas escolas?

    ResponderExcluir
  2. Acho que mais do que fiscalização o que precisa é cada vez mais o compromisso das pessoas. Tenho visitado escolas de muito boa qualidade, onde é possível notar um enorme compromisso dos profissionais com as necessidades de aprendizagem dos estudantes. Mas concordo também que a Secretaria tem que aperfeiçoar sempre o acompanhamento nas unidades escolares.

    ResponderExcluir