quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Desafios para o PT - Organizar um processo sistematizado de formação política

Segundo Joseane Silva[1], uma coisa importante de ser resgatada é a organização de um processo sistematizado de formação política para os nossos militantes.
As pessoas hoje se filiam com pouco conhecimento sobre nosso partido, na verdade em muitos casos filiam-se porque se tornam seguidores de uma de nossas lideranças.
Não basta só ampliar número de filiados sem nenhuma qualidade, é preciso organizar um processo de formação política que leve em conta os valores serem observados por um militante de esquerda, a compreensão do projeto estratégico que estamos construindo e a inserção com qualidade dos militantes neste projeto.


[1] Joseane  Souza Silva é militante do PT de Serrinha; Pedagoga, foi coordenadora da campanha de Lula e Wagner, em 2006, no regional de Serrinha.

4 comentários:

  1. Concordo, inclusive ja conversamos sobre isso naquela fatídica sexta-feira... Como nasci em 85, não tive a oportunidade de fundar o partido, e por isso me sinto - de certa forma - excluída! Como se só os "antigos" tivessem importância, vez e voz. Mas o pior é que sempre me rendo nos debates com Aldinha. Estranhamente ela está sempre certa... Snif, snif!

    ResponderExcluir
  2. A sociedade é complexa e prescismaos do esforço de todos para buscar saídas rumo a uma sociedade justa, humana e amorosa. Para tanto é necessária a incorporação consciente de muitas pessoas ao projeto político.

    ResponderExcluir
  3. Deusvaldo almeida Dias29 de dezembro de 2010 às 00:00

    Prezada Patricia,
    Não ficou claro para mim se você já está filiada no PT.Você nasceu em 85 e daí porque ficar excluida.Não acredito que minha amiga Aldinha esteja usando a velhice para lhe inibir.Se for este o caso, considero-o muito grave.Se for você que esteja se excluindo, levante-se , pata nos peitos e não aceite esta histora de fundador ou pessoa formada em militancia petista.Filiei-me em 83, apos 4 anos de militancia nas CEBs.Não tenho esta concepção de que filiado velho é melhor de novo.Ninguem tem estrela na testa e já vi muitos filiados velhos desmoralizarem o partido.Portanto saia desta.O PT é um partido que pelo menos se propõe a ser de massas.E as massas não podem ser todas formadas.Concordo que é bom se ter uma formação politica petista ,mas não como pressuposto para filiação.Só lembrando um fato.Certa feita na decada de 90 ouvi do grande companheiro Josias Gomes, numa palestra aqui em Juazeiro que na opinião dele se escancarava as portas do PT para qualquer filiação.Fiquei um pouco perdio.Confesso que hoje não sei se ele ainda pensa exatamente assim.Agora, com certeza de la até agora eu me convenci que aquele era um pensamento correto.Desculpe, mas tem hora que penso de botar uma nota num carro de som lá em Campo Alegre(minha cidade) dizendo que se o Cão quiser vir para o PT eu topo abonar a ficha dele.Já chega deste sectarismo ingenuo e excludente.Desculpem o desabafo, mas é que este assunto me remeteu a outros fatos mais proximos de mim e de fato já estou no limite quanto a esta discussão.
    Deusvaldo

    ResponderExcluir
  4. Desculpem-me,cometi um erro que um companheiro me chamou atenção pessoalmente:È que no dia que digitei o texto estava em Juazeiro.Já morei lá durante 16 anos.Me atrapalhei na localização.Sou morador em Campo Alegre de Lourdes
    Deusvaldo-Campo Alegre de Lourdes

    ResponderExcluir